luz....

luz....

domingo, 18 de abril de 2010

“Abram as cortinas uma nova era começou...”



Foram tempos difíceis e árduos, a incompreensão os fatos de não entender os arroubos da juventude, muitas vezes foram podados e criticados. Mas nada disto desestimulou o estigma de que em Rosário do Sul, a arte do Teatro iria tomar conta e firmar seu espaço sim, como marco cultural e como chave para sonhar, ver, questionar, gostar ou não gostar, aplaudir ou vaiar. Porque a idéia era sim, trazer das cidadelas greco-romanas, a herança das galeras, o positivo da aprovação ou do desgosto.
Mas o mais importante é a intenção do povo de Rosário do Sul, que tem uma propensão fantástica, nos mais variados setores da cultura. Poderíamos dizer que isto se expressa pela necessidade de sermos polivalentes como os cidadãos das capitais e das grandes metrópoles ou pelo simples fato de “querer fazer mais”
Com isto surgiram movimentos importantes nestes últimos 10 anos num rápido estalar de dedos lembramos que aconteceram as Noites Culturais, com apresentações de talentos variados, o Festival de Teatro estudantil realizado pela UMER, o Grupo Expressão de Teatro, Assoc. Cultural Art’&Vida, CEAI – Centro Especializado de Artes Integradas, Festival de Teatro Rosário em Cena, Grupo de Teatro da Escola Fronteira, Teatro no Inst.Est. De Educ. Deputado Ruy Ramos, Festival de Teatro de Sombras, Projeto Lâmpada Mágica, Cia Fênix de Teatro, Projeto Cultural “Da Casa para Escola, da Escola para o Teatro”, encenações da Paixão de Cristo e Batalha do Passo do Rosário, Sul África, Grupos de Teatro das Igrejas Evangélicas, Teatro para Alunos da Escolinha Gente Miúda, as próprias escolas de samba que se descobriram criadoras de verdadeiros espetáculos nas noites do verão burlesco, a Criação do Conselho Municipal de Cultura, que dá base e suporte legal para as ações culturais e o novo movimento que desperta Grupo de Teatro e Dança da Escola Plácido de Castro.
E certamente o mais importante de tudo foi a mobilização da comunidade rosariense quando das votações para a recuperação e restauração do Teatro Municipal João Pessoa, que segue firme para os seus cem anos de existência como palco dos valores culturais da metade sul do Rio Grande... No rápido estalar dos dedos, vislumbramos que a cidade de Rosário do Sul, cresce sim rumo ao desenvolvimento intelectual de seus cidadãos dos bairros, centro, empresas, comércio e indústrias... Porque sim; é mais do que certo que um povo sem cultura, é um povo só; vazio de passado, seco no presente, e futuro incerto. Parabéns a todos que sempre se dedicaram a luta pelo teatro aqui desta terra, aos governantes que tem o perfil empreendedor, aos empresários firmes no propósito social, a imprensa amiga das artes, porque ela por si só é uma delas, escolas que cientes de seu dever social impulsionam tais práticas, e toda essa gente que quer crescer mais e descobriu que no palco do teatro do João Pessoa ou até mesmo da área de uma escola, pode sim transformar o mundo no seu corredor de experiências e crescimento.

Paulo Evandro Costa
Pres. Cons. Municipal de Cultura
Pres. ASCENA – Rosário em Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário